terça-feira, 12 de junho de 2018

FÁBULA DO JUIZ E DO RÉU

Era uma vez lá longe em
País de São Saruê

Um juiz que condenou
Com tanta convicção
Que a pena aumentou do réu.

Assim, disse esse juiz
Ao seu destemido réu:
"Solto-te amanhã se tu
Me prometer, com papel
Assinado e carimbado,
Com esse povinho jamais
Tu nem sequer se meter
E nunca mais liderá-los."

Sem precisar nem pensar:
"Sentenciou, o Magistrado,
Num tribunal de seus pares,
Não num júri popular.
E não quer que eu me submeta
Ao siso dos meu iguais?

Mas se o Sr. Magistrado
Tem provas de qualquer crime
Por que negociaria comigo?

Fatos não se negociam.

Se comigo faz acordo
É porque vê o criminoso
Aprisionado nas barras
Da moldura especular.

Se sabes que sou bandido
Aprisiona-me e me deixe
Na câmara de tortura
Da solitária de teus
Inimigos, desafetos,
A apodrecer como queres.

Se tem dúvidas do crime
Ou, como muitos já creem,
A certeza da inocência,
Ao meu Povo me libertas
Ou ao julgamento Dele
Tu serás assujeitado."

Quem julga o maior juiz?

Quem dele nos salva quando
Ele é o máximo corrupto?

Quando as leis para os iguais
Tornar-se-á para todos?

Quando a classe dos juízes
Deixará de ser a classe
Dos sobrenomes muitos
Poderosos para ser
A classe dos humanistas?

MORAL:
Quem faz as leis, para quem?

12/06/2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário