sábado, 21 de maio de 2011

O QUE SERÁ PROVAVELMENTE A 1º ESCALAÇÃO DO BOTAFOGO

li isso no blog Cantinho Botafoguense (aqui), não sei a fonte do autor, mas cita palavras do técnico Caio Jr:

O técnico Caio Jr. promete um Botafogo partindo para cima do Palmeiras, mesmo jogando em São Paulo.

Torço muito por isso e acredito que o time conseguirá fazer uma partida de igual para igual com o alviverde paulista.

Só fiquei curioso com as orientações táticas atribuídas a dois jogadores (Lucas Zen e Cortês):

"- Em nenhum momento jogarei com três zagueiros. Será uma linha de quatro, o Zen na lateral-esquerda, com Cortês fazendo a meia pelo lado esquerdo. São dois volantes e dois meias. Vocês vão ver no jogo. O sistema será mantido".

Não sei...
...não consigo enxergar o Cortês na meia, como também considero um risco colocar (e queimar) o jovem Lucas na lateral esquerda.

Mas claro: O Caio Jr. passou 30 dias treinando esse grupo e certamente testou a formação.

Tomara que a tentativa dê o resultado esperado.


-------------------
.
comentei:
.
porra, ótima idéia de Caio Jr! eu queria que ele tivesse feito algo parecido no carioca, tentou com Lucas, mas o problema é quem faria a lateral direita -Alessandro!!!!-
.
vcs têm q botar na cabeça q muito desses meninos que saem daqui como "laterais" e jogam de "alas" no 352, chegam lá fora e jogam de meias.
.
o esquema tático seria, no caso o 4-4-2 inglês (four-four-two, FFT). Dois meias abertos, que defendem os laterais e atacam feito pontas, seria justamente a posição de Gilberto no Botafogo, SE viesse.
.
ou o "moderno" 4-2-2-2 (442 com meio em quadrado) brasileiro, com um meia centralizado, ou aberto como winger, jogando do lado oposto do atacante aberto, isto é, um "jeitinho" brasileiro acomodando o 4-2-3-1.
.
Lucas, fará o lateral-base, aquele que nunca apoia, fazendo a basculação defensiva afim de propiciar o apoio do lateral oposto (Lucas).
.
Isso é muito comum no futebol europeu, um lateral apoia e o zagueiro ocupa seu espaço para evitar o contra-golpe, o outro zagueiro centraliza, e o lateral que fica joga de 3º zagueiro.
.
No Brasil não somos muito acostumados com a situação porque aqui - por culpa do problemático 442 em quadrado com 2 volantes e 2 meias - os laterais têm que apoiar ao mesmo tempo, com isso é o primeiro volante que recua para fazer o zagueiro central enquanto os dois zagueiros de origem abrem para cobrir os contra-ataques.
.
Com um meia-extremo aberto por um lado, o primeiro volante permanece no meio-campo pra parar o enganche adversário.
.
Outro ponto POSITIVO na escolha de Caio foi Lucas Zen, pra mim o jogador mais promissor da base e se tiver chances pode um dia sonhar alto na seleção jogando de LÍBERO.
.
muito bom defensivamente, Zen tem passe preciso, sobretudo o longo, tanto que testa para ser um dos cobradores de falta o Botafogo, assim, partindo de trás, pode fazer aquilo que Arévalo não faz bem, que é dar a saída de bola. Como será o lateral esquerdo, provando sua extrema polivalência (2º volante, 1º volante, zagueiro e agora lateral), espero com o tempo fazendo inversões de jogo, de longa distância em busca de Lucas aberto do lado oposto, isso só deve sair com o tempo e MUITO treino, não pela qualidade dos jogadores, mas pelo entrosamento entre eles, contudo espero já ver as primeiras tentativas destas jogadas já no domingo.
.
Outrossim, tivemos recentemente uma tentativa bastante promissora deste esquema de falso 4-2-2-2 no Botafogo, na fuga do rebaixamento em 2009, com Diego fazendo o falso lateral na esquerda, Renato fazendo o 3º atacante pela esquerda - sendo meia - e Jobson aberto na direita. MESMÍSSIMO desenho.
.
----------------------
Há, na verdade, três possibilidades táticas, num falso 4-2-2-2:
football formations

E esta aqui, no 4-2-3-1:
football formations


com a alternativa ainda de Caio jogar aberto na direita, como o Winger que é, e Maicosuel jogar de falso 9:
football formations





2 comentários:

  1. Olá pessoal, parabéns pelos comentários sobre o jogo e as ilustrações, só não concordei com o que voce achou sobre o sistema tático do Botafogo, 4-4-1-1. Desculpe, mas na minha visão eu encherguei um 3-6-1, com os 3 zagueiros (A. Carlos, F. Ferreira e o L. Zen), no meio campo 3 volantes, 2 alas e um meia (T. Galhardo, M. Matos e Arevola, Luca, Cortez e Maicosuel) e no ataque isolado, o Caio. O Lucas Zen só aparecia pela esquerda quando o Botafogo estava com a saída de bola, pelo meio ou pelo lado oposto. Quando tinha que defender ele fazia a cobertura interior e lateral, mas o Cortez também voltava, como ala é lógico. Quando o Botafogo atacava o Cortez e o Lucas se mandavam quase que na mesma linha, e isso caracterizou, prá mim, 2 alas. O Botafogo se preocupou muito com a marcação e estava dando certo na1ª etapa, também porque o Palmeiras jogava afunilando muito as jogadas. Já no 2º tempo o Felipão que já vinha pedindo para abrir mais as jogadas, foi feliz também com as suas mexidas e as do Botafogo, continuou com o seu 4-2-3-1, venceu a partida, em uma jogada que começou pela lateral do lado direito do campo. Por outro lado não entendí nada do que o Caio Jr. quiz fazer, desmontou a sua equipe de tal maneira que não deu para eu ver em números como ficou o sistema do Botafogo, diga-se de passagem, ninguém entendeu nada, foi completamente envolvido pela equipe do Palmeiras. Pessoal com todo respeito, essa foi a minha visão sobre o jogo, um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. é uma forma de se ver! mas o próprio técnico disse que jogou com 4-atrás!

    e afirmou também, q no 2º tempo o time jogou no 4-3-3, e que pretende armar o time no 4-2-3-1 quando tiver todos os reforços, talvez:

    ELKESON------MAICOSUEL-------GILBERTO
    -------------LOCO ABREU/HERRERA------


    pelo menos é o q imforma aqui http://globoesporte.globo.com/platb/olhotatico/2011/05/24/caio-junior-le-o-olho-tatico/ o blogueiro André Rocha

    ResponderExcluir